A TECNICISTER iniciou a sua actividade em 1998, com quatro membros de diferentes áreas profissionais – construção de estruturas de aço, serralharia industrial, manutenção industrial e de torno – que se complementam entre si.

A constituição da empresa surgiu com a oportunidade de aproveitar a extinção de alguns serviços na empresa CMP – Cimentos Maceira e Pataias S.A., que passando a ser subcontratados, justificaram a criação da TECNICISTER, cujos serviços de manutenção industrial foram contratados por aquela sociedade.

A actividade da TECNICISTER alargou-se, para além da manutenção industrial, à serralharia civil, estruturas metálicas e construção de equipamentos com ou sem automatismo, como telas, máquinas de lavagem, enchimento e outras, principalmente nas indústrias de cimento e alimentar. 

Desde 2004, a TECNICISTER ocupa um pavilhão industrial com cerca de 600 metros quadrados, com condições que permitem a realização de obras de muito maiores dimensões, e assim reforçar a actividade nas áreas de serralharia civil e metalomecânica.

Com apenas um dos sócios fundadores, mas mantendo estreitas ligações de parceria com os restantes, a actual gerência da TECNICISTER apostou na prestação de serviços de manutenção industrial como sector primordial de actuação, sem descurar os restantes. Esta estratégia parece ter sido adequada, avaliando pelo aumento do número de clientes e da facturação.

Face a este crescimento, a TECNICISTER está a desenvolver, juntamente com a empresa JLM, um sistema de gestão de qualidade, tendo como referência os requisitos da norma ISO 9001, que tem como principal objectivo criar um sistema de organização capaz de garantir a sustentabilidade do seu desenvolvimento empresarial.